Break Dance: Itabatã tem. Você sabia?

Breakdance (também conhecido como breaking ou b – boying em alguns lugares) é um estilo de dança de rua, parte da cultura do Hip-Hop criada por afro-americanos e latinos na década de 1970 em Nova IorqueEstados Unidos. Normalmente é dançada ao som do Hip-Hop ou de Electro. O breakdancerbreakerB-boy, ou B-girl é o nome dado a pessoa dedicada ao breakdance e que pratica o mesmo ou fazBeat box. Inicialmente, o breakdance era utilizado como manifestação popular e alternativa de jovens para não entrar em gangues de rua, que tomavam Nova Iorque em meados da década de 1970.1 Atualmente, o breakdance é utilizado como meio de recreação ou competição no mundo inteiro.

dieriton

Origens, História e Variantes

O principal artista da época era Mister Dynamite, James Brown, conhecido não só por sua voz ou canções, mas também por toda sua performance estética, que deu origem a todos os pop-stars que vemos hoje em dia(vivos ou mortos). (Ex: Michael JacksonPrince, e etc.). James Brown era idolatrado principalmente nos redutos negros e latinos das grandes metrópolis e influenciava todos os jovens com sua dança, chamada Good Foot (Pé Bom). No Brasil essa dança é chamada de Soul, pois é o estilo de música que Brown cantava.

theo

No Bronx, a influência do Good Foot levou à criação de um passo chamado Top Rocking. depos foi somada a dança rocking (Brooklyn rock). Essa dança usava qualquer tipo de provocação vistas na TV, em filmes, etc. Preferiam provocar a brigar, na mais pura malandragem, utilizando a dança. Nesta mesma época, no Brooklyn, o que víamos era praticamente a mesma dança, utilizando passos diferentes além da combinação de ataques e defesas simultâneas, feitas por mais de um dançarino. Esta dança foi chamada de Brooklyn-Rock ou Up-Rock. Devido ao grande sucesso, surgiram equipes especializadas em combater com o Up-Rock.

O Bronx, notando que sua dança era menos chamativa que o Brooklyn-Rock já que este contava a participação de mais de um dançarino o confronto entre esses dois Up-Rockers era muito mais contundente que a de um Top-Rocker começou-se a experimentar novas concepções; com isso o Top-Rock rapidamente desceu para o chão criando-se o Floor-Rock (Dança de chão) ou Foot Work (Trabalhos dos pés). Essa dança consiste em praticamente se dançar o Top-Rocking em movimentos circulares de acordo com ritmo da música logicamente com as mãos e pés no chão ao mesmo tempo. O término deste movimento chama-se de freeze (congelar); a força, rapidez e ousadia rapidamente suplantou o cenário Up-Rocking. A partir desse momento todos queriam fazer Foot Work .

Vinicius

Nas Block Parties o pessoal esperava o dj Kool Herc começar a brincar com os Breaks (intervalos de compasso) e fabricar os beats. Como essas festas aconteciam principalmente no Bronx a dança predominante era o Top ou Floor Rocking então Kool Herc costumava pegar o microfone e anunciava a performance dos B-boys, aqueles que dançam nos intervalos da música. Com isso toda a dança do Bronx e Brooklyn acabaram sendo unificadas sob o nome de B-boying.

No Boom do Break que aconteceu mundialmente, todas as danças não importavam se fosse Locking ou B-boying ou Popping apareciam sob o nome até hoje conhecido mundialmente pela mídia como Breakdance.Isso é muito errado pois a midia na caracteriza direito e assim nao da os devidos valores aos seu criadores e aperfeiçoadores que ajudaram a criar novos passos na época.

will

Vários grupos aderiram ao break, os grupos são denominados de “crew” que em inglês significa equipe, gangue ou grupo,o que hoje parece moda vai muito além de vestir uma roupa ou um boné e sair por ai dizendo “sou do breakin ou sou do hip hop” a cultura é bem mais alta é na verdade uma manifestação do movimento hip-hop.

Em Itabatã existe um grupo de Break Dance chamado de Trava Rockerz Crew.

O grupo luta contra vários obstáculos. Entre eles o preconceito, a falta de recursos e de patrocínios e ainda assim já conquistaram vários prêmios.

Quem quiser ver os garotos de Itabatã em ação é só comparecer todaa as noites na Praça João Carletti.

As Fotos dessa matéria são dos integrantes do grupo de Itabatã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *