Câmara de Muriaé-MG aprova Projeto que autoriza Executivo a doar recursos para Hospital da Cidade. E aqui não pode?

Todos nós sabemos e não é de hoje, que a situação do Hospital São José é dramática. O Hospital que pertence a Cáritas Diocesana, e atende a toda a população. 

As fontes de renda do Hospital são os convênios com o SUS e com a Prefeitura Municipal, que depois de inumeras reuniões se comprometeu a passar mensalmente para a unidade a quantia de 180 mil reais mensais, sendo esse valor dividido em 3 vezes no mês, ou seja, cerca de 60 mil a cada 10 dias.

Mas até agora a coisa ficou só na promessa. Recentemente o Hospital estava há dois meses sem ver a cor do dinheiro da prefeitura, e como os credores e as contas não esperam, mais uma vez será realizado um sorteio de uma moto para arrecadar fundos para que o Hospital possa ter uma nova sobrevida.

Foi criado um grupo de voluntários para ajudar na captação de recursos para a manutenção do Hospital. Um dos membros desse grupo em viagem a cidade de Muriaé, ficou sabendo que a Câmara daquela cidade aprovou um Projeto de Lei que autoriza ao executivo a devolução dos recursos devolvidos pelo Legislativo Local ao Hospital da Cidade. 

Procurados por esse membro do grupo, os nossos vereadores disseram que aqui isso não é possivel. Porque?

Pra não dizer que estamos blefando, pesquisei na internet e achei no site da Camara de Muriaé a matéria abaixo, que confirma a informação que recebemos.

Em reunião ordinária realizada ontem, terça-feira, 29 de setembro, os vereadores da Câmara de Muriaé, Minas Gerais aprovaram o Projeto de Lei, de autoria do presidente da Casa, Joel Morais de Azevedo Júnior, que garante repasse dos recursos devolvidos pela Câmara Municipal ao Hospital São Paulo de Muriaé (HSP). O projeto prevê que o dinheiro devolvido pelo Legislativo, aos cofres públicos, seja integralmente usado para reforçar o Pronto Socorro, e investido na realização de procedimentos cirúrgicos e laboratoriais em pacientes residentes em Muriaé.

A proposta inicial autorizaria, através de um convênio com a Prefeitura, que a verba do Legislativo fosse repassada todos os anos, por prazo indeterminado, no entanto, uma emenda da vereadora Helena Carvalho, assinada pelos vereadores David Pinheiro Lacerda, Jair Sanches Abreu, Manoel Carvalho e Reinaldo Dornelas restringiu a doação para o ano de 2015. Na votação do Projeto com a emenda, seis vereadores foram favoráveis e cinco contra, prevalecendo então que os recursos fossem repassados apenas no fim deste ano.

Estiveram presentes na reunião, o provedor do Hospital, Messias Soares Vardiero, com os diretores Dr. Carlos Eduardo Fellipe Féres e Dr. José Santos Mostaro, para agradecer o apoio da Casa Legislativa e falar sobre as dificuldades financeiras pelas quais o Hospital São Paulo tem passado. Segundo José Mostaro, só a UTI Neonatal gera um prejuízo de 200 mil reais. E que a maioria dos municípios que encaminham pacientes ao Hospital São Paulo não contribuem financeiramente com a Instituição.

PORQUE AQUI NÃO PODE?

Fonte: Site da Câmara Municipal de Muriaé – MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *