Começou hoje a campanha de multivacinação e vai até dia 30

vacinacao

Pela primeira vez, campanha abrange público de 9 a 15 anos incompletos.
Vacinas podem ser aplicadas em 3.345 postos na BA até 30 de setembro.

O “Dia D” da Campanha Nacional de Multivacinação na Bahia será realizado neste sábado (24). Além da vacinação contra poliomielite, que ocorre todos os anos, a ação inclui, pela primeira vez, todas as vacinas disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças de até 5 anos e para crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos incompletos, incluindo a imunização contra HPV para meninas. A campanha teve início no último dia 19 e segue até 30 de setembro.

São oferecidas 14 tipos de vacinas para as crianças e cinco para os adolescentes: Hepatite A, VIP, Meningocócica C, rotavírus, HPV, Pneumo 10, febre amarela, varicela, pentavalente, tetraviral, dupla adulto, DTP, tríplice viral, VOP (poliomielite). As vacinas podem ser aplicadas em 3.345 postos em todo o Estado.

Em Salvador, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as crianças e adolecentes podem ser imunizados no 114 postos distribuídos em toda cidade. O horário de atendimento é de 8h às 17h.

Conforme a Secretaria, até a tarde de quinta-feira (22), 11 mil pessoas já haviam buscado o serviço. Segundo um órgão, não há uma meta com o número de pessoas que devem ser vacinadas na capital. No entanto, 406 mil cidadãos fazem parte do público alvo da campanha.

Ao comparecer a um dos postos de vacinação, os profissionais de saúde avaliam se há alguma vacina que ainda não foi administrada, ou se há doses em atraso, para complementar o esquema. Por isso, é importante levar a Caderneta de Vacinação.

O objetivo principal da campanha é estimular que os pais levem os filhos para colocar em dia a carteira de vacinação. Como nos anos anteriores, as vacinas serão administradas de forma seletiva para possibilitar a atualização dodocumento.

A vacinação contra pólio ocorre normalmente no mês de agosto, mas este ano, foi adiada, segundo o Ministério da Saúde, devido à Olimpíada no Rio, que poderia diminuir a adesão. Contra pólio, devem ser vacinadas crianças entre 6 meses e 5 anos de idade que ainda não tenham completado o esquema vacinal, que consiste em três doses da vacina injetável e mais duas doses de reforço em versão oral, a gotinha.

Este ano, o calendário de vacinações teve mudanças no esquema vacinal contra HPV, pólio, meningite e pneumonia. As alterações foram anunciadas em janeiro. [Confira abaixo as mudanças].

Vacinar adolescentes é desafio
Segundo a médica Mônica Levi, presidente da Comissão Técnica para revisão dos calendários vacinais e consensos da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a cobertura vacinal de crianças mais velhas e adolescentes ainda é um desafio a ser superado. “Temos um programa nacional de vacinação de muito sucesso, mas algumas vacinas do adolescente acabam esquecidas”, diz.

Um dos casos de baixa adesão é a vacina contra HPV para meninas, que tem o objetivo de prevenir câncer de colo de útero. Mônica lembra que a vacinação contra HPV teve sucesso na aplicação da primeira dose, mas informações divulgadas erroneamente sobre supostos efeitos colaterais da vacina, que posteriormente foram descartados, prejudicaram a campanha.

Quando entrou no programa nacional de imunizações, a vacina contra HPV chegou a ter 92,3% de adesão, entre 2014 e 2015. Porém, até março deste ano, apenas 69,5% das meninas de 9 a 11 anos tinham tomado a primeira dose da vacina. Quanto à segunda dose, a adesão foi ainda pior: só 43,73% do público-alvo foi atingido.

Confira mudanças na vacinação ocorridas este ano:

HPV
Como era: 2 doses para meninas de 9 a 13 anos com intervalo de 6 meses; 3ª dose 5 anos depois.Como fica: 2 doses com intervalo de 6 meses para meninas de 9 a 13 anos.

Poliomielite
Como era: injeção aos 2 e 4 meses e gotinha aos 6 meses. 2 doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos (ambas de gotinha).
Como fica: muda somente que a 3ª dose passa ser a injetável.

Pneumonia
Como era: 3 doses  (2, 4 e 6 meses de idade) e reforço entre 12 e 15 meses.
Como fica: 2 doses – aos 2 e 4 meses e um reforço aos 12 meses.

Meningite
Como era: 2 doses, aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 15 meses.
Como fica:2 doses, aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 12 meses.

Fonte: G1-Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *