Crianças indígenas voltam a ficar vulneráveis em praças da cidade

O Sulbahia News flagrou, na manhã dessa quarta-feira, dia 08 de abril, crianças indígenas que montaram acampamento nos bancos e árvores da Praça da Bíblia, Centro de Teixeira de Freitas. No momento das fotos elas estavam acordando e, de acordo com informações, passaram a noite juntas na rua.

Naquele momento havia cerca de 10 crianças, entre bebês e adolescentes. Ainda foi informado que os pais estariam por perto, sendo que algumas adolescentes já eram mães de alguns bebês. Também recebemos a denúncia que elas realizam higiene pessoal em praça pública, e que fazem uso de álcool.

Os índios vêm constantemente para a cidade à procura de alimentos e roupas. Eles ficam em situação de mendicância e muitos não querem voltar para as tribos de origem. Algumas vezes, em outros momentos, fomos informados que a Secretaria de Assistência Social coloca os índios em um ônibus a os manda de volta para a suposta tribo de origem.

Dessa vez a equipe de reportagem ligou para o Conselho Tutelar e tentou denunciar a situação das crianças, mas fomos informados que o Conselho nem recebe mais esse tipo de denúncia, pois supostamente foram aconselhados a não lidar com crianças indígenas.

Tentamos contato por telefone com a FUNAI, às 16h30min e às 17 horas e não conseguimos ser atendidos. Fomos em busca do Ministério Público, para ter informações ou para denunciar os abusos a que essas crianças estão sujeitadas.

Criança indígena amarrada na Praça da Bíblia pela mãe em junho de 2014

Na promotoria da infância fomos informados que a FUNAI de Governador Valadares já está tomando providências junto às prefeituras do extremo Sul baiano para resolver o problema dessas tribos que migram para essa rota.

Por Sulbahianews/Petrina Nunes

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *