DIA DO EDUCADOR FÍSICO: CONHEÇA A PROFISSÃO E A IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE E BOA FORMA

educador-fisico-650x276

O Educador Físico está cada vez mais presente na rotina de quem busca qualidade de vida. Já parou para pensar o quanto esse profissional colabora com sua saúde durante sua vida? Desde quando a pessoa é criança, é o professor de Educação Física o responsável por incentivar a prática de esportes e atividades entre os alunos, ajudando a promover a saúde e o bem estar da população.

Já quando você vai malhar, lá está o professor na academia para lhe indicar os exercícios mais adequados para seus objetivos e garantir que seus movimentos estejam corretos. No expediente de trabalho, durante a pausa para ginástica laboral, é esse especialista que ajuda a prevenir lesões em seus pulsos ou outras partes do corpo. Com o auxílio de acessórios para Educação Física, esses profissionais unem conhecimento e prática em prol de corpo e mente mais saudáveis.

e23d3642-5d02-4509-bb88-c2a70d5eae75

Dia do Educador Físico é comemorado há menos de 20 anos
Além de melhorar o condicionamento físico e manter o corpo mais saudável, os profissionais de Educação Física também são responsáveis pelo desenvolvimento motor e cognitivo das pessoas na infância.

Para se tornar um Educador Físico, é preciso estudar bastante. São cerca de 4 anos na faculdade para se tornar graduado. Aqueles que desejam dar aulas de Educação Física nas escolas precisam passar pela licenciatura primeiro. Há também diversas especializações e pós-graduações para os que desejam seguir na vida acadêmica.

Após se formar, é preciso conseguir o registro profissional para ter direito a atuar no mercado de trabalho. O Conselho Regional de Educação Física (Confef) é o que regula a profissão. Desde que a ocupação foi regulamentada, em 1º de setembro de 1998, a data se tornou o Dia do Educador Físico.

Profissional de Educação Física: Muito além da academia
Com as pessoas mais conscientes da importância das atividades físicas para manter a saúde e o bem-estar, os educadores físicos encontram hoje um vasto campo de trabalho.

437bae4d-5df5-46a8-b738-0579d28de6c7

Mas, não é só de academia e atuação como Personal Trainer que vivem esses profissionais. Confira algumas outras funções que um graduado com registro em Educação Física pode exercer:

  • Ginástica Laboral: as lesões por esforço repetitivo (LER) costumam ser prevenidas nas empresas com a prática dessa atividade. Quem é formado em Educação Física está apto a desempenhar esse importante trabalho.
  • Professor de Educação Física: uma das mais conhecidas profissões dessa área. O docente ministra aulas que apresentam, na prática, diferentes modalidades desportivas para alunos do Ensino Infantil, Fundamental e Médio.
  • Professor de Pilates: de acordo com a legislação brasileira só quem é formado em Educação Física ou Fisioterapia podem exercer essa profissão. O Pilates é um conjunto de técnicas que trabalha, mente e corpo conjuntamente, em prol da saúde holística.
  • Preparador Físico: esse profissional atua desenvolvendo o condicionamento físico de atletas, das mais variadas modalidades como, por exemplo, os jogadores de futebol.
  • Treinador Desportivo: também conhecido como técnico, esse profissional dirige as atividades de times, equipes ou atletas solo. Futebol, ginástica e natação são algumas das modalidades que contam com esse líder.
  • Cinesiólogo: profissional que analisa os movimentos do corpo para promover saúde e bem estar.
  • Psicomotricista: profissional que atua em prol do desenvolvimento motor, afetivo e psicológico das crianças para sua formação integral. Psicomotricidade é fundamental, por exemplo, nas nas aulas de Educação Física do ensino básico.

FONTE: Nutrição e Musculação

Comentários

Top