Itabatã: Após quase 2 meses Prefeitura enfim firma convênio com Hospital São José

A prefeitura de Mucuri enfim firmou convenio com o Hospital São José de Itabatã.

Como é do conhecimento de todos, o município de Mucuri tem apenas dois Hospitais. Um é o  Paineiras que pertence ao grupo Suzano e atende prioritariamente aos funcionários da empresa e a pessoas que tem alguns convênios e a alguns mais abastados financeiramente que podem pagar pelo atendimento naquela unidade Hospitalar.

O outro é o Hospital São José que pertence a Cáritas Diocesana de Caravelas. Construido na década de 90 com a ajuda da comunidade e de alguns políticos de boa vontade (Naquele tempo tinha), o Hospital tem um convenio com o SUS e outro com a prefeitura de Mucuri, pois sabemos que apenas com o convenio com o SUS, a unidade já teria fechado as portas.

Mas o fato do convenio com o município ser a grande fonte de sobrevivência do Hospital, isso não quer dizer que a prefeitura esteja fazendo um favor ao São José.  Na verdade não passa de obrigação. Isso mesmo: Manter um contrato com o Hospital São José é simplesmente obrigação do município e de qualquer prefeito que esteja a frente do nosso executivo.

A nossa constituição diz que saúde e educação são obrigação do estado. E para os menos informados, estado quer dizer: Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal.

E como a prefeitura de Mucuri e todos os seus prefeitos de 1992 até 2016 não tiveram competência, para com os milhões arrecadados todos esses anos, construir um hospital capaz de atender a população local, torna-se obrigatório o convenio com o Hospital São José, uma vez que dificilmente o Hospital Paineiras fecharia um contrato com a prefeitura de Mucuri.

Portanto, a assinatura deste contrato da prefeitura com o Hospital São José não é nenhum motivo para endeusar o prefeito municipal e sua secretaria de saúde. FEZ O QUE TINHA QUE FAZER. FEZ NADA MAIS, NADA MENOS QUE A OBRIGAÇÃO.  Aliás, assim que assumiu o nosso prefeito deveria ter feito um contrato de emergência com o Hospital, assim como fez com a Coleta de Lixo, Locação de carros e até de maquina xerox. Mas não fez e muita gente sofreu por causa disso. Hà inclusive vários videos nas redes sociais de pessoas reclamando da falta de atendimento no Hospital por conta do convenio que havia se expirado em 31.12.2016.

Além da celebração do contrato, esperamos que a administração do Dr. Carlos cumpra rigorosamente em dia com os pagamentos ou repasses como queiram falar.  Porque contrato por contrato, a administração anterior também tinha. Mas eram frequentes os atrasos. E isso colocava o Hospital em frequentes dificuldades. E já vou avisando: PAGAR EM DIA É OBRIGAÇÃO, NÃO É NENHUM FAVOR. PORTANTO NÃO TRANSFORMA NINGUÉM EM SANTO E NEM EM HERÓI.

Esperar 55 dias para celebrar um contrato com o Hospital São José foi no minimo incoerente para um prefeito que é médico e já foi secretario de saúde varias vezes e vice prefeito da gestão anterior. Portanto um profundo conhecedor das necessidades na área da saúde do povo que o elegeu com mais de 6000 votos de frente para o segundo colocado.

Mas enfim, demorou a sair e esperamos que outras incoerências como essa não aconteça em mais nenhum área durante a administração de Dr. Carlos. O povo de Mucuri nao aguenta mais quatro anos de retrocesso. ESTAMOS DE OLHO.

Por: CARLITO TEIXEIRA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *