Memória Política: Sr. Ulisses, pioneiro em Itabatan e pioneiro na política. Exemplo de esposo, pai, sogro, avô e bisavô.

  IMG_20160831_160154711       IMG_20160831_160731321

Dizem que o brasileiro tem memória curta e isso parece que se torna uma verdade a cada dia que passa. O nosso povo parece que se torna cada vez mais um povo imediatista. Esquece o passado com muita facilidade e com isso comete muitas injustiças. Entre elas a de esquecer pessoas importantes que ajudaram a construir a nossa história.

Em tempos de politica, tudo se volta para a campanha, todo mundo correndo atrás de voto e isso é perfeitamente normal.

Mas eu gosto de fugir dessas normalidades negativas e fui atrás da história. Fui conhecer o Sr. Ulisses Ferreira dos Santos. Aposto que muita gente vai perguntar quem é Ulisses Ferreira dos Santos.

Pois bem, O Sr. Ulisses é um dos pioneiros de Itabatan e foi vereador do nosso município entre 1983 a 1988. Eleito em 1982 pelo PMDB com uma das maiores votações da história do município.

O Sr. Ulisses é natural de Jitauna no interior da Bahia e nasceu em 13/06/1928. Foi criado pela família do Sr. Olímpio da Hora Aleluia, pai do Deputado José Carlos Aleluia.

Com 17 anos se mudou para Nanuque, onde trabalhava com Farmácia e em uma de suas viagens a Ibirapuã conheceu Ieda Caribé dos Santos (Pra nós Dona Lorinha), com que se casou em 1958 e constituiu uma linda família.

Após sete mudanças de cidades, o Sr. Ulisses, Dona Lorinha e 5 filhos desembarcaram em Itabatan em novembro de 1968.

Todas as filhas do Sr. Ulisses e Dona Lorinha são bastante conhecidas em Itabatan: Vilma, Ilma, Ilna, Tânia e Mirian.

Em Itabatan, O sr. Ulisses e Dona Lorinha tiveram uma grande tristeza, perderam o filho Antônio Carlos, então com 19 anos de Idade, mas tiveram uma grande alegria, aqui nasceu Mirian, a caçula da família.

Essa família hoje cresceu e chegaram 11 netos e 4 bisnetos.

O Sr. Ulisses e Dona Lorinha sempre moraram no mesmo lugar em Itabatan. Aqui eles montaram um comércio que vendia de tudo, inclusive remédios. Como ele sempre trabalhou no ramo farmacêutico, diríamos que ele montou a primeira farmácia de Itabatan. E segundo o casal nessa época, era muito comum os casos de impaludismo, que era muito conhecida como febre CEZÃO. E muitas vezes, eles ajudaram a salvar vidas na nossa cidade.

Em 1982, o Sr. Ulisses se candidatou a vereador pelo PMDB e saiu vitorioso.

O Sr. Ulisses conta que naquele tempo as picuinhas politicas não existiam. Os eleitos trabalhavam em prol da cidade. Não se costumava trabalhar em beneficio próprio e a compra de voto era algo que nem se falava.

Outra curiosidade contada por Dona Lorinha foi a respeito do salário dos vereadores, que naquela época era quase irrisório. Era praticamente um trabalho voluntário. Mas o Sr. Ulisses cumpriu o seu mandato com muita honestidade e com muito gosto.

Tempos depois Dona Lorinha também se candidatou a vereadora, mas não conseguiu êxito.

Pelo que pude perceber esse casal simples e humilde, tem muito orgulho de fazer parte da história de Itabatan. Aqui eles criaram e educaram todos os filhos, melhor dizendo, todas as filhas e sempre com o suor dos seus rostos. Hoje toda a família é composta de gente de bem, honestos, trabalhadores e bem vista na cidade.

Hoje quem é a militante na politica é Ilna Caribé, candidata a vereadora no pleito desse ano.

O Sr. Ulisses hoje com 88 anos tem a saúde abalada por problemas típicos da idade, mas ainda se lembra de muita coisa e no que não consegue tem sempre Dona Lorinha ao lado pra refrescar a sua memória. Afinal são 58 anos de um casamento abençoado.

Itabatan e Mucuri devem se orgulhar desse ex-vereador, devem se orgulhar da sua esposa e devem se orgulhar de toda a sua família. Afinal de contas de forma humilde e discreta todos eles ajudaram e ainda ajudam a construir a história de Mucuri e principalmente a história de Itabatan.

Por: Carlito Teixeira

Comentários

Top
Inline
Advertisement
Inline
Advertisement