Morre Waldir Pires, ex-governador da Bahia

Político estava internado no Hospital da Bahia em Salvador, desde a noite de quinta (21). Atual governador, Rui Costa, decretou luto oficial no estado.

Morreu na manhã desta sexta-feira (22), no hospital da Bahia, o ex governador Waldir Pires, de 91 anos. O ex governador deu entrada no hospital nesta quinta feira (21) com pneumonia e morreu pouco depois de uma parada cardiorrespiratória.

Waldir Pires que era natural de Acajutiba-Ba, foi governador da Bahia no ano de 1987 pelo PMDB com uma vantagem de quase 1 milhão e meio de votos contra o seu principal oponente Josaphat Marinho, candidato do grupo de Antônio Carlos Magalhães.

Waldir ficou dois anos à frente do governo da Bahia de onde saiu para concorrer a chapa de Ulisses Guimarães como vice-presidente, deixando o cargo para seu vice, Nilo Coelho. A chapa de Ulisses Guimarães terminou a eleição e sétimo lugar. Foi eleito presidente Fernando Color de Mello.

Waldir era advogado de formação e foi Secretário de Estado e Consultor Geral da República (governo João Goulart) e Ministro da Previdência (governo José Saney). No governo Lula, foi Controlador Geral da República e Ministro da Defesa. Também foi eleito deputado federal e vereador por Salvador pelo PT, partido que se filiou depois que saiu do PMDB.

No ano de 2008, Pires foi condecorado com o título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira, que é concedido a brasileiros dedicados às causas nobres, humanas e sociais.

O governador Rui Costa decreto luto oficial na Bahia

Fonte: BahiaExtremoSul

Comentários

Top
Inline
Advertisement
Inline
Advertisement