Mucuri: Moradores revoltados falam da má administração do prefeito Carlos Simões

Moradores de Itabatã esperam que os vereadores mantenham a CPI que abriram para investigar o prefeito.

A administração desastrosa do prefeito Carlos Simões, é o principal assunto nos grupos de Watshapp do município nos últimos meses em Mucuri, no extremo sul da Bahia.

Carlos Simões que era vice prefeito na chapa do ex prefeito, Paulinho de Tixa, surgiu como salvador da pátria por ser médico e conhecer profundamente a situação caótica em que a administração do seu antecessor vivia.

Mais uma vez, a população de Mucuri se enganou e em menos de dois anos de governo o que se vê é uma situação ainda pior do que a de Paulinho de Tixa ou mesmo de outros gestores que administraram o município desde a época de Marieta Gazinelle.

Pressionados pelos moradores, os vereadores aceitaram uma denúncia protocolada por um médico, ex secretário de saúde e abriram uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar os desmandos do gestor e isso reacendeu a esperança dos mucurienses por justiça.

Após vários pedidos, fomos a Itabatã e ouvimos os moradores sobre o que eles pensam da gestão, Dr. Carlos Simões e o que eles esperam dos vereadores de agora para frente.

A comerciária Sheila Fabricia, de 43 anos, moradora de Itabatan há 27 anos, falou de como está a cidade e os problemas enfrentados pela população.

Perguntamos como ela vê a administração do gestor e a resposta foi essa  “Péssima em todos os sentidos, na área de saúde, da educação e demais áreas”.

Quando perguntamos sobre a saúde, Sheila respondeu que o hospital São Jose, que pertence a Caritas da Igreja Católica está passando por momento difíceis, as vezes falta até água para pacientes e funcionários “a parceria que tem hoje, não estamos tendo atendimento como era antigamente, já era dificultoso, agora então nem se fala.

Uma gestante de 09 meses perdeu seu filho por falta de atendimento, ela estava tendo um bebê e infelizmente a criança veio a óbito por falta de atendimento, ai teve que mandar pra Teixeira, chegou lá o bebe já estava morto” lamenta a comerciária.

Sheila acredita que a implantação da CPI foi porque os vereadores  ouviram o clamor do povo, porque antes estava tudo muito bem, mas como o povo começou a apertar e querer respostas, e querer saber o que estava acontecendo, o que é um direito do povo saber, então eles pensaram e viram que a população está sabendo dos seus direitos, sabe dos direitos e dos deveres, então eles acabaram ouvindo esse clamor do povo, então eu creio que seja por causa do povo mesmo, disse.

Quando perguntamos se ela acredita que os vereadores irão dar prosseguimento a CPI a resposta foi essa “Eu espero que sim, mas pra falar a verdade eu acho que não, eu acho que mais pra frente isso não vai acontecer”.

O ajudante de pedreiro Edson Santos Ribeiro, morador do bairro Cidade Nova, um dos mais problemáticos de Itabatã, também falou do que ela acha da atual gestão.

“Péssima em todos os sentidos. Saúde, administração da cidade, como é que um prefeito dentro de dois anos consegue falir um município, como pessoa é uma excelente pessoa, como administrador é péssimo prefeito, cidade nova está toda abandonada, entra prefeito e sai prefeito e cidade nova tá a mesma b…, ai chove vira um lameiro que ninguém pode entrar em casa, o centro só é calçado pela metade, algumas ruas do Triangulo Leal, mas a Cidade Nova ninguém, sabe o que é rede de esgoto”.

Sobre a posição dos vereadores Edson falou “Eu tô um pouco por fora do que tá acontecendo (CPI), os vereadores estão certos, e continuam mantendo a CPI, senão o povo vai pra rua” concluiu.

Agnaldo Amorim, pedreiro, foi enfático em dizer “Dinheiro do Fundef que veio pra reformar escola e o prefeito comprou meia dúzia de terreno no brejo, como pedreiro construía umas 200 escolas com esse dinheiro e ele não reformou nenhuma”.

Sobre a CPI ele também opinou “Tá comprando vereador direto, vereador quer é andar de corola, é Jeep Renegade, vereador não tem compromisso com o povo de Mucuri, nunca teve, e todos os vereadores que estão lá eu conheço, Zé do Boi é mau caráter, Hélio da Fisioterapia, eu apoiei ele duas vezes, trabalhei pra ele de graça, mas ele não tem competência pra tirar Carlos de lá não” falou desiludido o pedreiro.

O empresário Alex Avanci, que tem uma churrascaria ás margens da BR 101, também fez questão de dar sua opinião sobre os desmandos do prefeito Carlos Simões:

“A administração está fraca, é preciso melhorar e na situação que se encontra não dá pra continuar. Nós estamos falando do município de Mucuri, com a arrecadação que temos e pelas verbas que nós temos. A nossa arrecadação só de imposto da Suzano está em torno de 14 milhões, e nós tivemos ai um recurso do governo federal, nós recebemos 28 milhões pra fazer uma escolas e até agora não foi encontrado né, tanto é que o maior processo de Dr. Carlos é a prestação de contas desse dinheiro, então você imagina com a população que nós temos, 28 milhões pra fazer uma obra, é muita coisa que dá pra se fazer né”.

Ainda falando dos problemas enfreados pela população e pelos comerciantes Alex falou;

 “A respeito das ruas nós temos aqui falta de infraestrutura total, entra gestor e sai gestor sem se preocupar com obras pra 20 anos, todos os gestores que entram não se preocupam em fazer boas obras, o nosso gestor passado fez algumas obras, mas também só pensando na gestão dele e não em obras para o futuro. Nós não temos projetos nenhum, e se tem não foi divulgado pra saneamento básico e agua encanada. Eu estou aqui as margens da BR 101, no centro de Itabatan, e não tenho água encanada e nem rede de esgoto. Então através disso dá pra ver a infraestrutura que nós temos” desabafa o empresário.

Quando perguntamos sobre a saúde, já que o prefeito é médico a resposta foi “Eu tenho a certeza de que a gestão não está preocupada com a saúde da maneira que devia, porque fala assim, o hospital é da igreja católica, mas cadê o hospital público que nós temos então? Nós não temos pra onde correr, ou é hospital da igreja católica que é mantido pela igreja católica com apoio do SUS e apoio da prefeitura, ou então plano de saúde e hospital Paineiras, então eu vejo que com nossa população e nossa arrecadação nós poderíamos ter aqui um hospital a nível de centro de capital. Eu vejo DR. Carlos, uma pessoa da saúde, uma pessoa inteligente, já trabalhou no hospital São José, e a saúde se encontra na situação que tá”.

CPI.

“Eu acho correto pela gestão que está, agora se não manter eu acho que eles (vereadores), estão na situação incorreta, porque se você tomou uma decisão, você deve manter, a obrigação do funcionário público assim como o gestor, é manter uma posição, então se eles tiveram uma posição, o correto é manter, mas se o vice também entrar e não fizer a parte dele, fazer uma gestão correta, eu acho também que deve sair”. Concluiu Alex.

Os outros dois moradores pediram para não publicar a foto deles com medo de represálias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *