Novidade: Embasa pede que população economize água em Itamaraju e anuncia carros-pipa para atender Itabatã

A empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), acaba de enviar documento ao Teixeira News, informando que o sistema de abastecimento de água de Itamaraju está prejudicado devido ao rebaixamento do nível do Rio do Ouro, manancial que abastece a cidade. “A Embasa está adotando medidas para regularizar o abastecimento, mas pede que a população economize água”, solicita.

De acordo com a estatal o prolongado período de estiagem no extremo sul do estado está causando o rebaixamento dos mananciais de várias localidades. “Por isso, a Embasa recomenda que a população economize água para que o fornecimento seja assegurado a todos”, completa.

Em Itabatã, distrito de Mucuri, outro lugar do extremo sul que sofre com a estiagem prolongada, o manancial está sem volume de água para abastecer os imóveis da população. “A Embasa já está providenciando carros-pipa para abastecer a comunidade”, confirma. Também em Guaratinga, a Embasa diz que o manancial está esgotado e a empresa assegura que vai continuar abastecendo a população por meio de carros-pipa.

Na cidade de Lajedão os moradores continuam sendo abastecidos com água de poços e com carros-pipa. Em Ibirapuã, não houve recuperação do nível do manancial. A sede do município está sendo abastecida por poço artesiano, mas o volume ainda é insuficiente para distribuição em toda cidade. A distribuição alternativa é feita também por caminhões-pipa.

Além da estiagem a população desses lugares acusam a Embasa de não fazer investimentos necessários, como é o caso de Itamaraju, onde o Rio do Ouro há anos vem sofrendo com a degradação do meio ambiente e despejo de desejos, sem nenhuma interferência ambiental. Em Guaratinga o setor que represa a água mais parece um barreiro. (Por Ronildo Brito)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *