Parabéns Mucuri: 247 anos

mucuri-bahia

Mucuri é um município localizado no extremo sul da Bahia, no Brasil. Sua população estimada  42ooo habitantes.

A história de Mucuri foi registrada por colonos e aventureiros que atravessaram a região, a exemplo do historiador e precursor do movimento bandeirante na Bahia, Gabriel Soares de Sousa. Os registros se referem à presença dos temidos índios botocudos, que resistiram bravamente à dominação do homem branco. Eram nômades, caçadores e extremamente ferozes. A prática da antropofagia entre eles vinha da crença de que comer a carne do inimigo que era forte e destemido lhes traria também força e coragem.

As primeiras expedições portuguesas à região aconteceram no século XVI; duas bandeiras, lideradas respectivamente pelo português Martim Carvalho e pelo mestre de campo Antônio da Silva Guimarães, registraram passagem pelo rio Mucuri em busca de ouro, pedras preciosas e escravos índios. A partir da aldeia de Mucuri, formada por índios e portuguesesdegredados, nasceu São José de Porto Alegre, um dos primeiros núcleos urbanos do extremo sul da Bahia.

Antiga aldeia dos índios aimorés, a região começou a ser explorada no século XVI na busca de ouro e pedras preciosas, mas o povoamento foi dificultado devido à ferocidade dos índios. Por volta do século XVIII, chegaram, à região, alemães esuíços que se estabeleceram cultivando café. Em virtude da Ordem Régia datada de 10 de outubro do ano de 1769, criou-se o município chamado São José de Porto Alegre, cuja instalação se deu a 15 de outubro de 1779 pelo ouvidor-geral dacomarca de Porto Seguro, José Xavier de Machado Monteiro.

O distrito-sede deve sua criação ao alvará de 22 de dezembro de 1795, data em que foi a Capela de São José elevada à categoria de freguesia eclesiástica pelo então arcebispo dom Frei Antonio Correia, com o nome de São José de Porto Alegre.

Em 1931, o topônimo foi mudado para Mucuri, vocábulo tupi que significa rio dos gambás. Os nativos de Mucuri são chamados mucurienses.

O município está situado na divisa com os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, Mucuri possui 35 quilômetros de praias urbanas e virgens com falésias e inúmeros coqueirais. O município de Mucuri comemora o seu aniversário, a contar da autorização de uma ordem régia, dia 10 de outubro de 1769. A vila fundada nesta data com o nome do padroeiro, São José de Porto Alegre, sofreu diversas modificações para chegar até a atual divisão política vigente.

Atualmente está despertando para o turismo recebendo, em sua grande maioria, mineiros, goianos e baianos. Seu nome tem origem na língua tupi e é o nome de uma madeira abundante no local. Seu padroeiro é São José.

BRASÃO DO MUNICIPIO

brasao-jpeg3-300x276

Acima, fica a coroa mural, um ornato exterior do escudo e símbolo de soberania. Representa toda a evolução política e administrativa do município. Está na cor prata, própria dos brasões municipais.

Consta no Brasão símbolos das principais atividades econômicas do passado: a pecuária (touro, no centro do escudo), a pesca (o peixe, abaixo) e o cacau (dois ramos de cacau que ladeiam o escudo);

Na faixa vermelha na parte inferior, aparece o nome do município e a data de criação (na época, chamado ainda de São José de Porto Alegre).

BANDEIRA DO MUNICIPIO

bandeira

 

Hino do município

Paraíso de amor e beleza

Junto as margens do rio mucuri

É um sonho, a formosa princesa

Ó cidade de Mucuri

Na Bahia heróica Loção

És poema de graça gentil

Terra santa feliz Canaã

Esperança do nosso Brasil

Terra querida, terra ideal

És nossa vida, nosso fanal

Mucuri te queremos com todo fervor

Berço de amor nossa terra natal

Penhor desta grande vitória

Saberemos o que nos guardar

Entoando um grito de glória

De estrofes de graças e paz

Mostraremos que somos guerreiros

De um passado de mil tradições

Junto aos nossos irmãos brasileiros

É primeira entre outras nações

Terra querida, terra ideal

És nossa vida, nosso fanal

Mucuri te queremos com todo fervor

Berço de amor nossa terra natal

Significado de algumas expressões:

Louçã – Agradável à vista, belo, bem-feito, formoso

Fanal – Facho; Farol; Sinal luminoso para orientar os navegantes; Guia, norte.

Fonte: Dicionário Michaellis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *