Proprietário da Lucas Joias mantem viva a profissão de ourives

Ourivesaria – Uma profissão que sobrevive ao tempo

A ourivesaria é a arte de criar ornamentos ou joias a partir de metais preciosos, ouro, prata e outros metais de menor valor. A profissão de ourives ainda é bastante comum ao redor do mundo, porém com a industrialização de joias, a profissão não possui o mesmo glamour que outrora.

A ourivesaria é uma arte bem antiga, tendo sido encontrados sítios arqueológicos no mar Egeu, datados em torno de 2.500 A.C. nos quais se encontram joias feitas de ouro. No Egito antigo já se produziam trabalhos altamente detalhados.

A ourivesaria, assim como outras técnicas artísticas, é realizada através de um dado processo. O primeiro passo do processo é o derretimento da pepita de ouro e sua posterior condensação em um bloco de ouro. O ourives têm um bloco de ouro em suas mãos e trabalha de forma muito similar ao escultor que recebe um bloco de mármore.

É uma arte de grande aceitação ao redor do mundo, e nos dia atuais, profissionais ainda mantém viva a tradição de fabricar joias artesanalmente  como é o caso do Sr. Beneide Brito, popularmente conhecido como “Tinga” que mantem sua oficina na rodoviária antiga de Teixeira de Freitas, onde trabalha com o filho Mateus e outro jovem familiar.

“ Comecei a trabalhar com 08 anos com Paulo na oficina de Jarbas, em Nanuque, depois Paulo foi embora e eu assumi o lugar dele, não sei fazer outra coisa. Criei meus filhos, agora Mateus trabalha aqui comigo” disse Tinga reelembrando como começou no oficio.

Hoje o ourives já é avô, e segundo ele, está feliz em ver seu filho seguindo a profissão “criei meus filhos trabalhando como ouriveis, às vezes a profissão tem seus percalços”, disse mostrando as mãos calejadas com a quentura do fogo que usa para derreter o metal.

Localizado na rodoviária velha, em frente a lotérica, Tinga trabalha durante toda semana, fabricando e consertando joias e óculos “a situação financeira do país diminuiu o trabalho mais ainda dá para viver com dignidade” afirmou.

Fonte: BahiaExtremoSul

Comentários

Top
Inline
Advertisement
Inline
Advertisement