Teixeira: Projeto do vereador Jorís do “Agosto Vermelho” garante parceria do HEMOBA

Está aprovado desde o dia 22 de agosto pelo Poder Legislativo e aguarda sanção do Poder Executivo Municipal, o Projeto de Lei do Legislativo n° 55/2018, de autoria do vereador Jorís Bento Xavier (PTC), que institui e inclui no calendário oficial de eventos do município de Teixeira de Freitas, o “Agosto Vermelho – Eu dou sangue por Teixeira de Freitas”. A ideia do projeto do vereador Jorís Bento é incentivar e promover a prática de doação de sangue.

A campanha de doação denominada “Eu dou sangue por Teixeira de Freitas” deverá ser realizada anualmente no mês de agosto, e ficará estabelecido um sábado do mês para a doação de sangue no município. A Política Pública de Doação de Sangue deverá constar no calendário anual da Secretaria Municipal de Saúde. O projeto prevê que o Poder Executivo fará a divulgação da campanha, durante o mês de agosto, com o intuito de incentivar a participação da comunidade através de fóruns regionais, entidades de classes, organizações não governamentais, rádio, internet, associações, comunicação visual e demais meios de comunicação.

O vereador Jorís Bento Xavier acredita que, com a força da campanha, é possível fazer a diferença na atual situação dos bancos de sangue de Teixeira de Freitas, fortalecendo a Saúde do município. “Espero que toda a cidade receba esse projeto de forma especial, pois não sabemos quando alguém próximo pode precisar”, enfatiza o vereador Jorís que festeja a conquista do projeto por meio da ajuda do jornalista capixaba Adeilson Francisco Lima que lhe ajudou a prospectar a matéria legislativa.

hemod1O enfermeiro Rodrigo Lenini, coordenador do HEMOBA – Hemocentro da Bahia em Teixeira de Freitas, comemorou a iniciativa e disse que o Projeto de Lei visa também conscientizar a população sobre a necessidade da elevação dos indicadores, uma vez que a Organização Mundial da Saúde – OMS recomenda o mínimo de 5% da população doadora de sangue, quando no Brasil, não se atinge nem 2%. Assim, o movimento “Eu dou sangue por Teixeira de Freitas” que nasce por força do Projeto de Lei decide marcar de vermelho o dia a dia dos teixeirenses, incluindo Teixeira de Freitas no rol das cidades solidárias.

Para a assistente social Amanda Silva, também do HEMOBA de Teixeira de Freitas, o Projeto de Lei é uma iniciativa louvável porque vai poder proporcionar a realização de campanhas pelo município e reestabelecer os estoques de sangue da unidade e garantir o atendimento regular das ocorrências comuns durante o ano. Com o lançamento de campanhas, o HEMOBA convoca a população com mais amplitude para vestir a camisa da solidariedade e entrar em campo doando sangue e as doações irão contribuir para fornecimento efetivo de hemocomponetes para as unidades de saúde dos 13 municípios da região.

hemodAtualmente para quem queira doar sangue e salvar centenas de vidas só é se dirigir até a sede do HEMOBA, na Rua Massanori Nagão, ao lado do Shopping Teixeira Mall. Segundo ainda a assistente social Amanda Silva, doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador. Os candidatos devem ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. Além disso, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. (Por Athylla Borborema)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *