Outubro Rosa é marcado por ações em postos de saúde de Teixeira de Freitas; mais de 1.800 atendimentos foram realizados

O Outubro Rosa é um movimento de conscientização de destaque mundial no combate contra o câncer de mama. A campanha tem como objetivo principal alertar a sociedade sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado dessa doença que afeta milhões de mulheres em todo o mundo — apenas no Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Ação do Outubro Rosa em posto de saúde de Teixeira de Freitas (Foto: Marley Ribeiro)

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Rede de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, promoveu ao longo do mês diversas ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) voltadas para a disponibilização de informações e serviços como solicitação de mamografia, coleta de preventivo, atualização da caderneta de vacinação e palestras sobre o tema. Até o momento, foram realizados 876 exames preventivos de colo de útero e 966 mamografias através da rede pública de saúde de Teixeira de Freitas durante o mês de outubro, destacando o compromisso da atual gestão em apoiar e fortalecer a saúde das mulheres do município.

Os serviços não se limitam ao Outubro Rosa: todas as UBS de Teixeira de Freitas oferecem orientações sobre o câncer de mama, câncer de útero e marcação de mamografias – em especial, para mulheres de 50 a 69 anos, que devem fazer o exame de dois em dois anos; e para mulheres a partir dos 35 anos, que devem realizar o exame anualmente em caso de histórico familiar de primeiro grau de câncer de mama e câncer de útero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *