Prefeitura de Nova Viçosa deposita lixo em área de nascente e de preservação ambiental

Nova Viçosa: Nossa equipe recebeu uma denúncia contra a Prefeitura Municipal de Nova Viçosa, onde a administração municipal está utilizando uma área de propriedade da empresa Suzano Papel e Celulose, situada na BR 418 Km 97, como depósito de lixo. O agravante é que o “lixão” está localizado há menos de 500 metros de uma nascente, que é subafluente do rio Pau Alto, responsável pelo abastecimento de água do Distrito de Posto da Mata.

Nesse espaço também se localiza uma reserva ambiental que pertence à empresa Suzano Papel e Celulose, e que é utilizada pelos catadores de lixo para depositar o que eles separam para reciclagem. “É preciso destacar que não foi realizado nenhum trabalho socioambiental, pois o “lixão” foi instalado em uma área onde se encontra residências rurais, que já estão na localidade há mais de 40 anos. As famílias sofrem com os efeitos dessa nova realidade”, explicou um morador.

“A situação só piora a cada dia, hoje temos que conviver com um grande número de insetos, fumaça excessiva pela queimada do lixo, invasão de pessoas que trabalham recolhendo lixo, problemas de saúde, provocados pelo uso excessivo de inseticidas [necessário para o controle de moscas que invadem as casas]. Não aguentamos mais esse verdadeiro depósito de lixo a céu aberto, onde adultos e crianças disputam espaço com mosca e urubus.”, falou indignada uma dona de casa.

Segundo um morador, a comunidade buscou junto a Prefeitura Municipal de Nova Viçosa, e a Empresa Suzano Papel e Celulose, uma alternativa para os problemas gerados devido ao depósito de lixo. Porém, a prefeitura informou que todas as licenças e estudos ambientais foram feitos e que está legal o referido depósito. Já a Suzano informou que houve uma desapropriação judicial daquela área.

A comunidade compreende que o “lixão” é uma pratica antiga, mas, não corresponde as atuais leis ambientais, principalmente por estar ao lado de uma área de reserva ambiental e de uma nascente de grande importância, já que é responsável pelo abastecimento de água da região. Por isso, registraram tudo que está acontecendo e no dia 26 de março de 2015, fizeram uma denúncia no Ministério Público.

Nossa equipe tentou entrar em contato com o promotor responsável, Fábio Fernandes Corrêa, mas ele está de férias e só retorna no próximo mês. Nossa equipe continuará acompanhado o caso. A Suzano nos enviou uma nota, que segue na íntegra.

Nota de Esclarecimento: O terreno onde foi instalado o lixão denunciado, pertence à Suzano Papel e Celulose. Entretanto, atualmente, por força de liminar judicial, está sendo desapropriado e permanece sob a tutela da Prefeitura Municipal de Nova Viçosa-BA. Neste cenário, a Prefeitura Municipal de Viçosa é a responsável pela área, cabendo a ela responder pelo depósito de lixo.

Comunicação Corporativa – Unidade Mucuri (BA)

Suzano Papel e Celulose

Fonte: Liberdadenews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *