Será meu Deus? VEREADORES CONVOCAM PREFEITO PARA REUNIÃO E DEFINEM PRAZOS PARA CONCLUSÃO DE OBRAS

As obras de recuperação do ginásio poliesportivo de Mucuri deverão estar concluídas, no máximo, até novembro deste ano. Esta é apenas uma das boas notícias decorrentes da reunião dos vereadores com o prefeito Paulo Griffo, na semana passada, quando ficaram acertados detalhes e prazos referentes a várias obras em andamento no Município.

O presidente da Câmara, José Mendes Fontoura – oZé do Boi – e demais vereadores assinaram a Convocação Nº 005/2015, para que o prefeito comparecesse à sala de comissões da Câmara na manhã do dia 28 de abril, em reunião destinada a tratar de vários assuntos em pauta. Paulinho atendeu prontamente os termos do documento.

  1.  OBRAS DA ORLA DE MUCURI

O primeiro assunto colocado em tela foi a necessidade de retomada e conclusão das obras de urbanização da orla de Mucuri. O prefeito explicou que está viabilizando parceria com o governo estadual para conseguir recursos a serem aplicados na construção de mais três espigões para contenção da erosão marítima, providência que vem dando certo, na medida em que recupera as áreas adequadas aos banhistas na praia.

URBANIZAÇÃO – Observou que ainda há imóveis localizados na praia que estão em processo de desapropriação, mas que o Município está fazendo gestão com o Poder Judiciário, na meta de resolver pendências e retomar as obras necessárias. Inclusive, admitiu-se a possibilidade de convidar a juíza titular do Judiciário para uma reunião mais ampla com prefeito, vereadores e segmentos organizados da sociedade. Paulinho garantiu que, tão logo a situação for resolvida, as obras vão ser reiniciadas com recursos próprios.

  1. GINÁSIO POLIESPORTIVO

No tocante à quadra poliesportiva de Mucuri, localizada ao lado do prédio da Câmara, o prefeito afirmou que foram realizadas duas licitações para a sua conclusão. Porém, a primeira foi anulada por motivos técnicos e a segunda, anulada em partes porque a empresa não havia conseguido executar os serviços requeridos no prazo pretendido. “A Prefeitura já fez um novo levantamento das necessidades para conclusão do ginásio e vai licitar para tornar possível a obra”, explicou o chefe do Executivo.

Os vereadores insistiram na definição de um prazo para entrega da obra, Paulinho respondeu que a licitação deverá acontecer agora em maio. A partir da assinatura do contrato, o prazo vai girar em torno de quatro a seis meses. O prefeito garantiu que no máximo até novembro deste ano toda a obra será concluída.

  1. INFRAESTRUTURA DO PORTO DE MUCURI

Os vereadores solicitaram atenção especial ao item 3 da pauta, considerando ser o meio de sobrevivência de muitas famílias de pescadores. Ninguém discorda quanto à necessidade urgente de manutenção da estrutura existente e a melhoria e construção de mecanismos necessários para o serviço de pesca, como aquisição da fábrica de gelo, construção do cais do porto, reconstrução do galpão e urbanização da área. Os vereadores alegaram que, mesmo não sendo possível a execução de toda a obra de uma vez, mas que, de imediato, o serviço fosse feito em etapas.

O prefeito garantiu que já nos próximos dias o galpão será desativado para a construção de outro, com estrutura definitiva, e que as outras demandas serão atendidas gradativamente.

Objetivamente, ficou acertado que este ano não haverá a tradicional “Festa do Peroá”, que normalmente acontece entre o final de junho e início de julho. Os recursos programados para o evento serão revertidos para a execução de parte das obras de melhoramento do porto.

  1. RECUPERAÇÃO DAS ESCOLAS DE CRUZELÂNDIA E NOVA BRASÍLIA

Paulinho garantiu que está sendo concluído o projeto de construção de seis salas de aula na escola do povoado de Cruzelândia. Para a escola de Nova Brasília, a licitação está marcada para maio.

  1. ITABATÃ: TREVO, FAIXAS PARA PEDESTRES, SEMÁFORO NA BR-101, ORGANIZAÇÃO DO TRÂNSITO NO DISTRITO E CONSTRUÇÃO DE CRECHE NO BAIRRO GAZZINELÂNDIA

Sobre o trevo de Itabatã, o prefeito disse que visitou o DNIT, em Salvador, e “que não sentiu nenhuma predisposição para eventuais parcerias para viabilização da obra”.

No caso de instalação de semáforos e definição de faixas de pedestres na rodovia BR-101, a Prefeitura já encaminhou projeto ao DNIT, que está sendo analisado, comprometendo-se a manter os vereadores informados quanto ao desenrolar dos acontecimentos.

Sobre a organização do trânsito de Itabatã, Paulinho informou que está sendo elaborado um estudo a respeito, delimitando as zonas de estacionamento e implementação de nova sinalização.

Para a construção da creche no bairro Gazzinelândia, Paulinho ressaltou que a Prefeitura já levantou os custos do término da obra, prometendo definição do prazo em breve.

  1. REFORMA DA QUADRA DE TAQUARINHA

Em resposta ao sexto e último item da pauta da reunião, o prefeito de Mucuri disse que, logo após a conclusão das obras de revitalização da praça principal de Taquarinha, em andamento, será elaborado o projeto de revitalização da quadra poliesportiva do distrito.

Sobre o encontro, o prefeito elogiou a iniciativa da Câmara e colocou-se à disposição, agradecendo nominalmente a cada um dos presentes. Os vereadores consideram positiva a conversa e decidiram que daqui por diante irão estreitar ainda mais o relacionamento entre Executivo e Legislativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *