VEREADORES PROPÕEM AÇÕES DA SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE PARA RECUPERAÇÃO DE NASCENTES

A crise hídrica, estiagem prolongada e desaparecimento gradativo de rios motivaram os vereadores Carlos de Jesus Brito e Edison Silva de Matos – Sula Policial –, ambos do PSC, a assinarem a Indicação nº 114/2015, na qual propuseram ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente destinadas à recuperação de nascentes localizadas em área rural e urbana, de propriedade privada ou pública. O documento foi aprovado na Sessão da semana passada (3/11) da Câmara de Mucuri.

Na justificativa, os autores ressaltam: “Lamentável saber que, apesar de o Brasil ser o país com maior disponibilidade de água doce do planeta, o mau uso compromete esse recurso em várias regiões do País, como tem acontecido em nosso Município, especialmente com o Rio Mucuri”.

São as nascentes o principal componente no amplo processo de formação de um rio. Com destruição da vegetação nativa, plantação de capim e pisoteio de animais, elas param de minar e condenam os rios à morte. Por essa razão, é necessário que haja uma maior preocupação no sentido de preservar esse elemento que ajuda a compor um rio.

carlos brito e sulaA falta de cuidado com a preservação das nascentes por parte de pecuaristas, excesso de consumo por parte de silvicultores, hidrelétricas e indústrias vêm condenando os rios, o que começa a gerar imensa preocupação. “Precisamos salvar o Rio Mucuri. Por isso, propõe-se o desenvolvimento de ações de recuperação das nascentes localizadas na área territorial do nosso Município, em conjunto com municípios de Minas Gerais que também são banhados pelo Rio Mucuri. Vale buscar parceria com empresas privadas em condições de fornecer recursos financeiros, insumos, mão de obra e assistência técnica”, concluem os autores.

Fonte: Ascom – Câmara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *